O Bonsai Txai

Centro de Excelência em Bonsai



Sempre gostei de admirar o Bonsai. Achava interessantes aquelas plantinhas em miniaturas, ficava mesmo intrigado como conseguiam fazer aquilo. Em 2008 estava trabalhando na Clivale do Iguatemi quando um companheiro de trabalho me falou que estava acontecendo no shopping, uma feira de cultura Japonesa onde havia Bonsai, na qual ele havia adquirido um. Fui lá com ele e comprei a minha primeira planta, uma acerola linda. Na verdade, um pré-bonsai, que só após alguns estudos reconheci. Levei a plantinha para fazenda e olhando para ela resolvi fazer algumas iguais, sai plantando tudo que achava de mudas a sementes, numa frenética esperança de obter logo vários Bonsai. (ledo engano!)

Fui para a internet, comecei a ler e tentar entender e aprender ai ficou complicado. Procurei em Salvador se existia algum curso, alguém que ensinasse etc. Comecei, nesse intervalo, meu relacionamento com Sandra, minha esposa, que por sorte gosta de plantas, animais etc.

Consegui o contato com Glauco Bastos (Bonsai Kan) que ministrava cursos, logo me inscrevi com Sandra e tudo começou.

Meu primeiro contato com eventos de Bonsai foi num realizado fora da Bahia. Conheci pessoas, bonsaistas, e vi demonstrações. Sinceramente, sem criticas destrutivas, não gostei da forma de apresentação do evento. Eu médico, acostumado a congressos, aulas, discussões, relato de casos, tudo muito organizado, achei meio bagunçado.

Eu, Glauco e Silvio com a ajuda de Leocadio, e o incentivo de D.Sandra, resolvemos realizar um evento em Salvador, nos moldes dos congressos de medicina. Deu certo, foi bom. Os participantes gostaram assim como os palestrantes/demonstradores, os mestres; Roque Junior, Sergivaldo Costa e Pedro Torquato.

Ingressamos na Escola Europeia de Bonsai Bahia (EEB-BA), trazida a Salvador por Glauco Bastos, tendo como mestre Roque Junior, discípulo do Mestre Salvatore Liporace, criador da escola. Contamos com a orientação técnica/artistica do Mestre Roque Junior, no aprendizado dessa fantástica arte.

Após esses fatos, eu e Sandra resolvemos criar uma empresa de Bonsai. Começamos a procurar um nome e uma marca. Já tínhamos ouvido a palavra TXAI, que achávamos ser japonesa, pesquisamos, e para nossa surpresa a palavra é indígena e significa honestidade, amizade, franqueza, lealdade etc. Pronto, resolvemos que a nossa empreza se chamaria BONSAI TXAI, tudo que pensávamos em termos de nome.

Conseguimos o espaço Txai, um terreno em Lauro de Freitas do nosso grande amigo Carlos Widmer, onde estamos trabalhando, divulgando a arte do Bonsai, fazendo da nossa empresa um negócio sério, honesto e divertido, colocando em prática o que estamos aprendendo na EEB-BA, realizando cursos básicos, comercializando plantas, insumos, ferramentas, vasos, enfim tudo relacionado ao BONSAI.

Aos nossos amigos, muito obrigado pelo incentivo, ajuda e força que nos tem dado. Pretendemos fazer através deste site, uma ferramenta de divulgação, informação, ajuda e contato com pessoas que se interessem pela arte, procurado fazer da forma TXAI o nosso rumo.


Bonsai, Terapia e Arte.
Sergio de Bittencourt (Bonsai Txai)